domingo, 23 de novembro de 2014

O Aquário





É como nascer de novo.
Só que desta vez ao contrário.

Somos obrigados a resignificar a vida, que outrora tínhamos.
Assim, da maneira mais maldosa que pode ser e muitas vezes sem escolher.
Lidar com a finitude pode ser uma angustia provocadora. Somos complexos demais para admitir, assim simplesmente, e tão de repente, que um dia tudo se vai.
Então fico me perguntando, até onde vai nossa capacidade de escolher? Somos livres do que afinal?

A morte não é a única forma de deixar de viver,
a vida também pode terminar quando perdemos a consciência dela, quando morremos existencialmente nas Instituições totais. E aqui estou preso num aquário de águas turvas. Adornos em todos os cantos, mas que não fazem a menor importância para mim. As pessoas me olham espantadas. Eu retribuo o olhar com o mesmo espanto. Espanto por estar preso aqui sem saber o que fazer, espanto por não conseguir dizer mais nada, espanto pela vida. E, aguardo pela morte.

Vida é sentido; Sentido esse que atribuímos constantemente.
Sinto-me como se estivesse num zoológico, cujo um dos animais de atração sou eu.
As coisas foram sempre assim? Sempre estivemos presos as lógicas de dominação?

Muitos se perguntam onde deveríamos estar se não fosse aqui, mas a resposta se perde no ar. Somos incompreensíveis demais para responder.
Consigno no meu próprio esquecimento, e a repetição de meus atos só mostram o quão às coisas estão no automático. Eu, que um dia dominei muitos e exerci todo meu Poder, estou aqui jogado neste aquário como um peixe velho. Faz tempo que não sei o que é ser humano; Ou somos seres humano sendo assim também?

Toda a minha vida se definha num piscar de olhos. Quem eu fui? Quem eu sou? Quem eu posso ser?

Um peixe...

Uma das minhas cuidadoras, ao trocar minhas fraudas, perguntou o porquê que não choro mais. Respondi a ela que existe mais de uma forma de mostrar nossos sentimentos além do derramamento de lágrimas, assim como existe muitas outras maneiras de existir. Eu ainda estou preso neste belo aquário e mostrando meus sentimentos. Mas, ainda tenho dúvidas se ainda existo ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário